Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa
  •   (+351) 225 021 773

Cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Postais “N” de Natal, dinamizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude

A Organização das Nações Unidas declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Neste âmbito, o Instituto Português do Desporto e Juventude promoveu a realização da 14ª Edição do Concurso de Postais de Natal, subjacente ao tema: "O Pai Natal Turista".
Os alunos do 5ºD participaram com entusiasmo, muito empenho e criatividade. Foi com grande regozijo que recebemos a informação acerca dos trabalhos premiados:
1º Prémio (escalão: 8 aos 12 anos) – postal elaborado por Lassine Keita.
Prémio Natal Ecológico da LIPOR – postal elaborado por Érica Filipa Lopes Leal e Lídia Sun Xu.
A cerimónia de entrega dos prémios e diplomas de participação decorreu no dia 24 de janeiro, nas instalações da Direção Regional do Norte do IPDJ. Os prémios foram entregues pelo Diretor do IPDJ, Vítor Dias. Após a entrega dos prémios, a turma teve a oportunidade de participar num workshop de fotografia.

Exposição de poemas sobre a Paz / Concerto pela Paz

Os alunos do 5ºD aceitaram o desafio lançado pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação e pelo Departamento Municipal de Educação, para a escrita de um poema inspirado no tema da Paz.
A exposição dos poemas foi inaugurada no dia 7 de janeiro, no Teatro Municipal Rivoli, aquando da 2ªedição do Concerto pela Paz. No átrio do Rivoli esteve patente uma exposição de belos poemas de crianças e jovens de escolas do Porto que trabalharam em torno da Paz e ali puderam ser apreciados por cerca de mil pessoas que assistiram ou participaram no Concerto pela Paz. O Agrupamento esteve representado através do poema escrito pelas alunas do 5ºD: Ana Soares, Érica Leal e Lídia Xu.
O Concerto teve a participação dos jovens do Bando dos Gambozinos, da Orquestra Juvenil de Bonjóia, da Orquestra de Jazz do Conservatório de Música do Porto, do Balleteatro, do Grupo Uma Vontade de Música, do Coral de Letras da Universidade do Porto, acompanhado ao piano por Fausto Neves, culminando com Pedro Abrunhosa.

Cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Presépios, dinamizado pela C.M.P.

No dia 6 de janeiro, pelas 17,30 horas, realizou-se a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Presépios 2016, no Palacete dos Viscondes de Balsemão. A iniciativa é organizada pela Câmara do Porto, em parceria com a Diocese do Porto. A Escola Básica Augusto Gil obteve dois prémios:
Menção Honrosa na Categoria I (Concorrentes com idade igual ou inferior a 15 anos). Este presépio foi elaborado pelos alunos do 2º e 3ºciclo, nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica.
3º Lugar na Categoria III (Equipas de apoio a adultos e pessoas com necessidades especiais). Este presépio foi elaborado pelos alunos do Currículo Específico: Bruno Nogueira, Cristiana Almeida, Diogo Santos e Ivan Santos, na Oficina de Expressões.
Estiveram presentes na cerimónia, em representação do Agrupamento, os alunos: Diogo Santos, Ivan Santos do 9ºD2; Francisca Azevedo, Francisco Gouveia, Mariana Mieiro, Pedro Vidal do 6ºC; Verónica Zouro do 7ºA2; Beatriz Alago, Márcia Machado, Renata Silva do 8ºA2.

Presépio

Encontra-se exposto na entrada da Escola Básica Augusto Gil, o presépio elaborado pelos alunos do 2ºciclo (nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica) e do 3º ciclo (nas aulas de Educação Visual).
É um dos concorrentes da Classe I, no Concurso de Presépios dinamizado pela Câmara Municipal do Porto.
Deste modo, manteve-se viva uma das mais belas tradições de Natal, tendo por objetivos a promoção, dinamização e preservação da tradição cultural e artística da construção do Presépio.

É Natal, é Natal na Escola Básica Augusto Gil!

Como vem sendo hábito na quadra natalícia, os alunos com Currículo Específico Individual, realizaram um Presépio, na Oficina de Expressões. Um Presépio que homenageia a nossa cidade: 20 anos de Porto Património Mundial.
É um dos concorrentes, na Classe III, no Concurso de Presépios, dinamizado pela Câmara Municipal do Porto.

IV Corta-mato do Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa

Pelo quarto ano consecutivo, alunos de todas os estabelecimentos de ensino do Agrupamento juntaram-se para participar no Corta-Mato escolar.
Foram 339 participantes, de vários escalões etários, desde o 4.º até ao 12.º ano, que se apresentaram, entusiasmados, na linha de partida, fazendo do desporto uma verdadeira festa. À semelhança do ano passado, os alunos da sala de multideficiência da EB Augusto Gil voltaram a participar, abrilhantando com a sua presença uma prova que se quer aberta a todos.
Mas, 17 de novembro é também o Dia Mundial Do Não Fumador este ano com uma campanha dedicada aos ambientes 100% livres de fumo, apelando à frequência de espaços livres de tabaco. Aproveite, respire à vontade e, acrescentamos nós, pratique exercício físico. “Não queimes a tua vida” é o slogan da Administração Regional de Saúde do Porto e é também a mensagem que gostávamos de transmitir às 103 meninas e 236 meninos que responderam à nossa chamada.
Esta prova serve também para apurar os representantes do Agrupamento no Corta-Mato Distrital que por sua vez selecciona os participantes do distrito do Porto no Corta-Mato Nacional - uma das mais emblemáticas provas do calendário desportivo anual do Programa do Desporto Escolar.
A todos e todas que na solarenga manhã de 17 de novembro participaram nesta prova escolar os nossos parabéns!
A todos e todas que, no próximo dia 9 de fevereiro estarão no Parque da Cidade do Porto a representar o nosso Agrupamento, fazemos votos que continuem a usufruir do prazer de participar nas provas de Corta-Mato.

Apurados para o Corta-mato Distrital

Magusto

Clube de Ar Livre

O Clube de Ar Livre da Escola Augusto Gil, Pés Para Andar, realizou no dia 29 de outubro a primeira Caminhada de 2016/2017. O percurso escolhido foi o PR3 Fisgas do Ermelo, em pleno Parque Natural do Alvão. A professora responsável por este Clube, Margarida Godinho tem este ano letivo a preciosa colaboração da professora Vânia Sousa e do professor Serafim Azevedo, um dos grandes responsáveis pela dinamização do Clube de Ar Livre e do Clube de Fotografia na escola Augusto Gil, até ao ano de 2012/2013. O percurso, de nível de dificuldade difícil, iniciou-se na aldeia de Ermelo, a 400m de altitude e terminou, após uma longa subida, na aldeia de Varzigueto, a cerca de 750m de altitude. A paisagem do Parque Natural do Alvão e das magníficas quedas de água das Fisgas do Ermelo compensaram largamente o grande esforço despendido na subida. As forças tectónicas que moldaram o relevo da zona, as encostas completamente cobertas com o verde da carqueja, o amarelo vivo do tojo e o roxo da urze e dos lírios, as cores outonais das nogueiras e dos castanheiros, bem como a água cristalina do rio Olo, tornaram esta caminhada um prazer para todos os participantes! Depois da subida até às Fisgas, o percurso até Varzigueto é sempre feito a uma cota próxima dos 700m, ao longo do rio Olo. As aldeias de Ermelo e Varzigueto são um bom exemplo de ambiente rural, com agricultura de lameiro e belíssimas construções em xisto e lousa. O gado maronês pastava junto à aldeia de Varzigueto e dos rebanhos de cabras bravias encontramos os muitos vestígios resultantes do seu processo digestivo, principalmente nas zonas mais acidentadas e com maior inclinação!

Semana da Alimentação Saudável na Augusto Gil

Na semana da Alimentação Saudável, entre os dias 17 e 26 de outubro, os alunos do 9ºA2, 9ºB2 e 9ºC2 da Escola Básica Augusto Gil dinamizaram diferentes atividades com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação saudável e equilibrada acompanhada de uma prática de exercício físico adequado.
A turma do 9º A2 realizou duas atividades para alunos do 5ºA, 5ºD e 6ºA no mesmo dia. A turma foi dividida em quatro grupos, três dinamizaram as atividades com as turmas e um ficou responsável pela confecção da salada de frutas e elaboração de medalhas. As duas actividades realizadas consistiram no “Jogo do galo” e um “Quizz” com o objectivo de construírem refeições saudáveis (pequeno almoço, almoço, lanches, jantar). Como prémio todos os alunos receberam um copo com salada de fruta e uma medalha simbólica, alusiva à semana da alimentação saudável. A turma considera que as atividades foram bem sucedidas quer do ponto de vista da organização quer de satisfação por parte de todos os alunos envolvidos.
A turma do 9ºB2 realizou um peddy paper alimentar para as turmas do 5ºB e 5ºC, em dias diferentes. No recreio da escola foram criados 5 postos pelos quais cada turma, dividida em grupos e acompanhadas por um monitor (aluno/a da turma), tinham de responder a várias perguntas sobre a temática. Foram contabilizados os pontos e no fim anunciadas as equipas vencedoras. O prémio entregue foi uma espetada de frutas a cada aluno, tornando-os a todos vencedores. As espetadas para as duas turmas foram confecionadas por um grupo de alunas da turma com a colaboração de todos que trouxeram a fruta partida.
A turma do 9ºC2 elaborou 3 cartazes que afixou em diferentes espaços da escola e dinamizou os intervalos com elásticos e cordas que compraram. Todos os alunos da turma participaram nessa dinamização que foi bem recebida pelos restantes alunos da escola, em particular pelos alunos de 5º e 6º anos.

Parque da cidade

Dia Mundial da Alimentação

Da ESAS até Espinho: Caminhada Urbana

Noite Europeia dos Investigadores

No dia 30 de Setembro, sexta-feira à tarde, os alunos do 9ºB2 e 9ºD2 da Escola Básica Augusto Gil participaram na “Noite Europeia dos Investigadores – Ciência à moda do Norte” que se realizou no Pavilhão Rosa Mota.
Os alunos realizaram um peddy paper nos jardins, passando por várias bancas de diferentes áreas, Saúde, Física, Química, Ambiente, etc. Infelizmente os alunos não tiveram oportunidade de realizar o workshop “ Na minha horta não há stresse” – dentro da área Agroalimentar e Ambiente para o qual estavam inscritos devido a problemas inerentes à organização do evento.
De uma forma geral, a saída foi satisfatória porque apesar de não terem realizado a atividade na área ambiental tiveram oportunidade de realizar pequenas actividades práticas para concluírem o questionário do peddy paper.

Atividade recente

Visita de estudo a Coimbra
EB Augusto Gil / março, 2017
Visita de estudo
Dia da Geografia
ES Aurélia de Sousa / março, 2017
Dia da Geografia
Expobiodiversidade na EBAG
EB Augusto Gil / março, 2017
Expobiodiversidade na EBAG
"Pés para Andar"
EB Augusto Gil / fevereiro, 2017
Concurso de Fotografia

Atividades

EB Augusto Gil / março, 2017

Visita de estudo a Coimbra

ES Aurélia de Sousa / março, 2017

Dia da Geografia

EB Augusto Gil / março, 2017

Expobiodiversidade na EBAG

ES Aurélia de Sousa / fevereiro, 2017

Atividades de Geografia até fev.2017

EB Augusto Gil / fevereiro, 2017

1º Concurso de Fotografia "Pés para Andar"

EB Augusto Gil / fevereiro, 2017

Visita de estudo a Aveiro

EB Augusto Gil / fevereiro, 2017

La chandeleur – o dia dos crepes

EB Augusto Gil / janeiro, 2017

Concurso de Postais “N” de Natal

EB Augusto Gil / janeiro, 2017

Exposição de poemas sobre a Paz

EB Augusto Gil / janeiro, 2017

Prémios do Concurso de Presépios

EB Augusto Gil / dezembro, 2016

Presépio

EB Augusto Gil / dezembro, 2016

Natal na EBAG

Agrupamento / novembro, 2016

IV Corta-mato AEAS

EB Augusto Gil / novembro, 2016

Magusto

EB Augusto Gil / outubro, 2016

Clube de Ar Livre - Caminhada

EB Augusto Gil / outubro, 2016

Semana da Alimentação Saudável

ES Aurélia de Sousa / outubro, 2016

Dia Mundial da Alimentação

EB Augusto Gil / outubro, 2016

Parque da cidade

EB Augusto Gil / setembro, 2016

Noite Europeia dos Investigadores