Elaboração do Calendário 23/24, com ilustrações realizadas pelos alunos, no âmbito dos 50 anos das comemorações do 25 abril, produzido pela APEB. Todas as turmas da EB1 das Florinhas e da EB1 Fernão de Magalhães.
Comemoração do Dia Internacional da Mulher, com o início ao programa de atividades no âmbito do tema do PCE 23/24 “Ecos de Liberdade”. Apresentação e lançamento da FANZINE “Resistência no feminino”, Turma 12º G; Exposição “Mulheres que se destacaram na luta antifascista”, dos alunos das turmas do 8º E, 9º D, 11º F e 12º C e núcleo de estágio de Português; Sessão “Uma leitura da obra Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, por alunos do 11º F.
A partir do poema “Queixa das Jovens Almas Censuradas”, de Natália Correia escolhido e analisado com a ajuda das professoras de línguas, foram realizados flyers nas aulas de Educação Visual com ilustrações do poema e caricaturas da poetisa. Os trabalhos foram apresentados à comunidade escolar no dia 24 de abril, com a declamação do poema em três línguas e a treze vozes e a distribuição dos flyers. Turma do 9ºC2.
Conferência por Alberto Martins: “A crise académica de 1969 começou quando não foi permitida aos estudantes o uso da palavra…”. Turmas 12º E, F e G.
Apresentação do livro “Contos Horripilantes da História de Portugal: Revoluções Revoltantes” por António Nabais. Turmas 9º A1, B1, C1 e D1.
Projeto interdisciplinar “Não Podias”: memórias, performances, exposições. Representando o momento “ANTES” do 25 abril, o momento “DURANTE” a revolução e o “DEPOIS, cada turma criou um figurino e apresentou um programa coregráfico, fizeram entrevistas a familiares e amigos e recolheram documentação, gráficos e registos fotográficos relativa à emigração. Turmas 8º B1, C1 e D1.
“Poesia em forma de abril” – uma performance poética / leitura encenada a partir de uma seleção de poemas sobre o 25 de abril apresentada ao público na Biblioteca Pedro Ivo, na Praça Marquês de Pombal e no auditório da ESAS. O projeto, foi dinamizado pelo Museu e Bibliotecas do Porto e coordenado pelo poeta João Pedro Mésseder/Prof. José António Gomes e a atriz Catarina Luís – Turma do 11º F e uma turma da EP de Economia Social.
Projeto interdisciplinar “A liberdade é de todos”: memórias, exposições, teatro, ilustração. Turmas 7º A1, B1, C1 e D1. Através de uma edição especial do exato modelo de lápis azul usado pela censura, os alunos desenharam e escreveram o que quiseram em quadrados 15X15. 50 dessas intervenções juntaram-se aos 12.566 de todo o pais para construir o Mural da Liberdade, um mural digital publicado no site do gerador: https://gerador.eu/ . Também realizaram entrevistas a familiares e amigos e por fim visualizaram a peça de teatro “25 de abril nunca aconteceu” no Teatro Carlos Alberto e fizeram ilustrações alusivas.
Visualização da peça “25 de abril nunca aconteceu”, no Teatro Carlos Alberto. Turmas 9º A1, B1, C1 e D1.
“Homenagem a Maria Teresa Horta; Maria Velho da Costa e Maria Isabel Barreno”– Exposição de desenho/texto e instalação, corredor do ginásio – Turma 11º G.
Projeto interdisciplinar “A luta estudantil – o papel dos estudantes na conquista da liberdade” – Compilação de vídeos Turmas do 9º A1, B1, C1 e D1.
“Ecos De Liberdade” na EB1 de Fernão de Magalhães: Famílias, professores e alunos, juntos numa celebração, que envolveu a construção de cravos e faixas decorativas e a entoação de músicas.
“Em abril, leituras mil” – 50 anos do 25 de abril. Leituras realizadas pelos pais e membros da comunidade educativa. Elaboração de ilustrações e textos a partir das obras apresentadas. Todas as turmas da EB1 Florinhas.
Projeto “Assaltos poéticos ou Brigadas da Resistência e da Liberdade” – Um grupo de cerca de 20 alunos irrompem, sem aviso prévio, pelas salas e declamam poesia que fala de liberdade. Em simultâneo, versos foram espalhados por toda a escola.
Concurso de Talentos – 2ª edição, com uma categoria subordinada ao tema “Ecos de Liberdade”, pelos alunos pertencentes ao CC do PCE e com a colaboração da AE.
No âmbito da promoção do acesso à cultura, ao património e às artes, nas suas mais variadas áreas no território de proximidade do agrupamento e na cidade do Porto.
Visionamento do filme” Fievel – um conto americano” subordinado ao tema “diáspora”, Cinema Batalha, seguido de um debate de contextualização, ilustrações e produção de textos. Turmas do 2º ano da EB Florinhas, Fernão de Magalhães e Fontinha.
Visionamento do Concerto dramatizado “Natal, visto por diferentes olhos de muitos lados”, Casa da Música, seguido de um debate de contextualização, ilustrações e produção de textos. Turmas do 4º ano da EB Florinhas, Fernão de Magalhães e Fontinha.
Comemoração dos Dia dos Museus – visita ao Museu do Azulejo no Porto. Visitas virtuais ao Museu dos Coches e ao Museu do Louvre. Turmas do pré-escolar da EB1 Fernão de Magalhães.
Festival de Cinema – Porto/Post/Doc. Visionamento de curtas metragens: “A Gaivota”; “Colegas de casa selvagens”; “O Porco”. Diálogo sobre os filmes e respetivos temas abordados. Registo da atividade através do desenho e da escrita. Todas as turmas da EB1 das Florinhas.
Visionamento da peça de teatro “Era uma vez”, na EB1 das Florinhas pela companhia de teatro ETC. Todas as turmas da EB das Florinhas. Elaboração de diferentes registos sobre a peça: ilustrações, textos e cartazes.
Visionamento de curtas metragens com o tema “Ecologia”, Instituto de Cinema e Audiovisual – Cinema Batalha, seguido de um debate de contextualização, ilustrações e produção de textos. Todas as turmas da EB1 Florinhas.
Visionamento da peça de teatro “Outra vez”, no âmbito do tema das Alterações Climáticas, no auditório da JF de St. Ildefonso pela Companhia de Teatro Dança em Conjunto ou Alternadamente Seguiu-se uma pequena conversa entre os atores e os alunos e elaboração de ilustrações. Todas as turmas da EB1 das Florinhas.
Encenação da peça “Limpa Palavras” baseada no poema homónimo do autor Álvaro Magalhães, turma 2.º C1 EB1 Fernão de Magalhães, inserida no projeto final de curso da estagiária do curso de Animação Sociocultural da Escola Profissional de Tecnologia Psicossocial do Porto.
Semana da Leitura – Durante duas semanas e como forma de promover a leitura, os pais foram convidados a ler um livro na turma dos seus filhos. Todas as turmas da EB1 Fernão de Magalhães.
Missão S. Tomé e Príncipe – a partir de uma campanha de sensibilização e angariação de bens, os missionários da Escola Claret, visitaram a escola e partilharam com os alunos o seu testemunho através de relatos de vivências e registos fotográficos. Todas as turmas da EB1 Fernão de Magalhães.
Projeto interturmas “Atelier de Inverno”– Dinamizado pelas educadoras do pré-escolar, este atelier proporcionou uma panóplia de experiências sensoriais para todos os alunos da EB1 Fernão de Magalhães.
Comemoração do dia Mundial da Alimentação, articulando o NIPES e o PCE num trabalho colaborativo entre os alunos do 7º D1 e 12º G.
Visualização do projeto” Cinanima vai à escola”, em articulação com os conteúdos curriculares das diferentes áreas disciplinares e disciplinas, promovida a reflexão, debate e realização de ilustrações e textos críticos. Foram 56 sessões, envolvendo 930 alunos da Escola Secundária Aurélia de Sousa e 213 alunos das escolas EB Florinhas, EB Fernão de Magalhães, EB Fontinha.
Palestra PCE, no Auditório da ESAS, dinamizada pela Drª Joana Félix (Coordenadora Intermunicipal do PNA) e Dra. Paula Azeredo (Museu Nacional Soares dos Reis) com o objetivo de auxiliar a operacionalização de ideias/sugestões, que integrem o(s) saber(s), através da mobilização das artes, da cultura e do património nas diferentes áreas disciplinares.
Visualização da peça “Uma partícula mais pequena do que o grão de pó”, de Sofia Dias & Vítor Roriz, no Teatro Campo Alegre Turma do 6º C.
Visualização da peça ““O que é um problema?”, de Beatriz Valentim, Teatro Campo Alegre. 11º ano Turmas B e C.
Oficina “Palco Para Toda a Obra” com Ângela Diaz Quintela, dinamizada pelo Teatro Municipal do Porto na biblioteca da EBAG. Turmas 6º C.
Visualização da peça Ik…eh ik (Eu…A«ah, eu), pelo Het Houten Huis & Nordland Visual Theatreturmas, no Teatro Campo Alegre. Turmas: 6º C, 9º A1, B1, 9º C1 e 9º D1.
Visita interpretativa ao Parque Paleozoico de Valongo e ao Museu da Lousa com a realização de oficina de pintura sobre ardósia “[Des]Construir a Presença da Ardósia na Paisagem Natural de Valongo”, com a artista Cláudia Campos. Turmas do 7º A1 e B1.
Projeto “Artes pela Sustentabilidade”. Construção coletiva de manifestos artísticos pela sustentabilidade, a partir da visão dos alunos acerca do futuro das cidades e das transformações necessárias para atingir a neutralidade carbónica, demonstrando o impacto dos seus comportamentos sustentáveis na comunidade. Dinamizado pelo CEiiA e pelo Plano Nacional das Artes (PNA), em colaboração com os municípios e coletivo Arara com a Turma 9 C1. O cartaz selecionado das escolas do Porto é o da nossa escola e vai ser afixado em mupis pela cidade do Porto.
Visita guiada ao Coliseu do Porto com percurso por alguns monumentos do centro histórico. Turma 8ºA1.
Leituras dramatizadas no TNSJ:
“Frei Luís de Sousa”, de Almeida Garret – 11ºA, 11ºB, 11º E;
“Memorial do convento”, de José Saramago – 12º C;
“Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente – 10º A.
Visita orientada à exposição permanente do Museu Nacional Soares dos Reis, no âmbito do estudo do Romantismo e do Realismo. 11º B e 12º G.
Visita ao Centro Português de Fotografia, Turma 11º B.
Visualização do filme” Onde fica a casa do meu amigo?” de Abbas Kiarostami subordinado ao tema “amizade”: Cinema Batalha. Turmas do 7º B1, 7º A2, B2 e C2.
Projeto Camões _ um eco de liberdade. Para assinalar a data do aniversário dos 500 anos do poeta Luís de Camões, pretendia-se a construção de um mural com composições visuais, poemas e etc. Desenvolveu-se na disciplina de Ed. Visual, em parceria com a disciplina de Português e o núcleo de estágio. Turmas do 8º C1 e o 9º D1.