Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa
  •   (+351) 225 021 773

O Museu do Prado - uma exposição

As Obras de Arte falam/São Objetos de Comunicação

Uma exposição presente em espaços diariamente percorridos na escola Aurélia de Sousa (16 de novembro a 2 de dezembro), lançava novos desafios a toda a comunidade educativa, o de interromper percursos apressados, mecanizados e o de incitar à permanência num desses lugares, ainda que por breves momentos e num desejo de retorno.
Uma exposição de vinte reproduções de obras de arte selecionadas entre as muitas do Museu do Prado, disponibilizadas pela Consejeria de Educación da Embaixada de Espanha, em Lisboa, evento da iniciativa dos grupos disciplinares de Espanhol, Educação Visual e História.
As imagens expostas em três dos espaços tão familiares da escola - o átrio, um corredor e a biblioteca-, transformaram-nos porque os habitaram temporariamente e convidaram-nos a olhá-las, a lê-las, a refletir sobre as possíveis histórias e sobre as intenções dos seus autores. Autores de objetos que representam, nas palavras de Jorge de Sena, “[…] uma Humanidade Viva, pessoas vivas, pessoas, especialmente pessoas […]”.
Realizaram-se visitas guiadas aos espaços expositivos, por uma professora espanhola, elaboraram-se de fichas de observação de obra e propôs-se aos alunos a recriação de algumas delas. Através destas atividades houve a intenção de sensibilizar os alunos para a complexidade e subjetividade da leitura deste tipo de obras, de educar o olhar e promover várias expressões.
Aguardemos então pelas atividades que serão e irão estar expostas nesses mesmos lugares.

Semana da Ciência e Tecnologia

Ao longo da SCT desenvolveram-se várias atividades com a colaboração de alunos de diferentes turmas e anos de escolaridade, nomeadamente: "Cronocubo" e "Roleta Geológica" - Jogos relacionados com a divisão do Tempo Geológico e os acontecimentos ocorridos ao longo da História da Terra. Jogo concebido pelos alunos do 10ºA e implementado em outras turmas, sob orientação da Professora Lucinda Motta.
"O Museu vai à Escola" - Elaboração e observação ao Microscópio Ótico de preparações de figuras de mitose. Atividade dinamizada pelo Museu de História Natural da UP, com os alunos do 11ºB, promovida pelo grupo de estágio do grupo disciplinar 520, sob a orientação do Professor João Pedro Ribeiro.

Salvar Palavras

A Aurélia de Sousa respira…
“As PALAVRAS estiveram longe da escola durante muito tempo… no nosso regresso, pensamos nas PALAVRAS que mais estimamos e que podem estar em risco de se perderem” (1), num mundo em que tantas PALAVRAS são ditas … mas que parece ter esquecido o valor da PALAVRA.
Permanecemos imóveis numa alusão ao tempo em suspenso. Pintamos o preto de branco em sinal de esperança, porque “a função da esperança é preencher o que nos falta” (2).
Hoje, vamos ter a oportunidade de salvar as PALAVRAS que são mais importantes para nós. Aceitem a nossa oferta. Tornem-se guardiões das PALAVRAS recebidas.

Solidariedade. Criatividade. Convívio. Comunicação. Paciência. Paz. Empatia. Esperança. Amizade. Chuva. Respeito. Normalidade. Esperança. Paciência. Tranquilidade. Positividade. Ajuda. Respirar. Família. Liberdade. Amor. Compreensão. Companhia. Abraço. Intimidade. Saúde. Conforto. Tolerância. Cooperação. Obrigado.
Esta é também a nossa forma de evocar os 75º aniversário das Nações Unidas, na esperança que, como realçou o seu Secretário Geral, o mundo seja capaz de enfrentar os colossais desafios que lhe são colocados com solidariedade e cooperação.

Performance realizada pelo 12º J, no dia 19 de novembro de 2020, na entrada da escola, entre as 10h e as 10.30h.

Alunos participantes: Carolina Machado, Cristiano Alves, Francisco Cardoso, Joana Coelho, Lia Pedrosa, Luís Neto, Mafalda Alves, Patrícia Machado, Sofia Andrade, Vanda Leite e Vitória Venuto.

Cooperaram os professores: António Carvalhal (fotografia), Catarina Cachapuz (construção da atividade e da Performance com os alunos), Luísa Ribeiro (publicação no facebook do Clube Europeu), Maria do Carmo Rola (cartazes), Paulo Moreira (apoio informático e divulgação na Página da Escola), Julieta Viegas (divulgação no JornalESAS).

(1) Orientações para a recuperação e consolidação das aprendizagens, pág. 7. Documento do Ministério da Educação. A Performance realizada foi uma extensão da atividade de desenvolvimento socioemocional de regresso à escola, realizada no início do ano com os objetivos de promover o sentimento de pertença à escola e ao grupo e de estabelecer a ligação a situações do dia a dia.
(2) Conta Corrente, Virgílio Ferreira

Atividades anteriores

XXII Encontro Internacional de jovens cientistas
ESAS / janeiro, 2020
ESAS
Participação no TOMUN 2019
ESAS / novembro, 2019
ESAS
Halloween
ESAS / outubro, 2019
ESAS