Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa
  •   (+351) 225 021 773

Futuros da Educação

No último ano, a iniciativa Futuros da Educação da UNESCO tem dinamizado um debate global sobre como a educação, a aprendizagem e o conhecimento precisam de ser repensados num mundo de crescente complexidade, incerteza e fragilidade. Esta consulta já envolveu quase um milhão de pessoas (o nosso Agrupamento também participou) e ajudou, a Comissão Internacional sobre o Futuro da Educação da UNESCO, a redigir este Relatório que se encontra, ainda, em fase de preparação.

A Comissão publicou agora um esboço provisório do relatório e uma explicação dos principais pontos e argumentos atualmente previstos para cada seção e subseção. Temos o prazer de partilhar este importante documento com todos e todas, bem como de vos desafiar a enviar os vossos comentários, em especial sobre:

  1. a coerência dos argumentos apresentados
  2. quais elementos precisam de mais atenção, desenvolvimento ou estão em falta, e
  3. o que consideram uma novidade.

O relatório preliminar está disponível em Arabic, English, French e Spanish. Comentários e sugestões poderão ser submetidos na plataforma de feedback online ou enviados por email para futuresofeducation@unesco.org (em Árabe, Inglês, Francês, Espanhol ou Chinês) até 30 de abril de 2021.

Todos os contributos serão tidos em consideração para a redação final do Relatório “Os Futuros da Educação” que será publicado em novembro de 2021, por ocasião da 41º Conferência Geral da UNESCO.

Em nome da UNESCO agradecemos o apoio e interesse pela iniciativa “Os Futuros da Educação”.

Catarina Cachapuz, Helena Sampaio, Luísa Ribeiro e Paulo Moreira.