E o Desafiarte deu mais um passo na sua missão, cresceu e aumentaram os projetos realizados.

Novas experiências bem-sucedidas foram feitas e conquistadas novas parcerias. Estiveram
envolvidos um maior número de alunos (quase o dobro em relação ao ano transato) e também
existiram mais docentes a dinamizar atividades.

Apelando aos sentidos, à fruição e criação, o Projeto Cultural de Escola continua a lançar
sementes para outras metodologias e dinâmicas capazes de promover melhores aprendizagens
para todos.

Objetivos

O DESAFIARTE pretende sensibilizar a comunidade educativa com vista à reformulação do modo como as artes e a cultura são percecionadas no ensino básico e secundário, no sentido de estas poderem contribuir de forma mais efetiva para o desenvolvimento dos atuais alunos e futuros cidadãos. Pretende também que a educação e os seus agentes se aproximem, de forma gradual, de um entendimento segundo o qual a arte e a cultura são um espaço pedagógico fundamental para a didática transdisciplinar, para o estímulo da criatividade e para o desenvolvimento das competências críticas dos alunos.
Deverão ser valorizadas e mobilizadas dinâmicas capazes de incentivar a participação de toda a população escolar com vista a uma maior familiarização com as artes e a cultura. Neste sentido, deverão ser fomentadas formas de democratizar as práticas culturais e contrariar a discriminação/seletividade social (associadas aos elevados níveis sociais) no acesso à cultura.

Participar

De acordo com as premissas do projeto, as ações baseiam-se na interdisciplinaridade e articulam-se com a área da Cidadania e Desenvolvimento, numa reflexão permanente e transversal.
Os projetos serão objeto de planificação, registados em vários suportes e posteriormente divulgados à comunidade educativa.
No que reporta às Medidas 1 e 2 abaixo indicadas:

  • a primeira diz respeito a ações localizadas no exterior das escolas e à consequente exploração dessas saídas.
  • a segunda diz respeito ao desenvolvimento de ações de acolhimento na própria escola

Medida 1 – DESVIO: SAIR PARA ENTRAR

  • Selecionar uma saída: espetáculo de teatro/dança/música; exposição/museu/monumento ou sítio de património cultural ou natural; oficina de artesão; uma exibição de cinema; outras atividades culturais…
  • A saída deverá ser devidamente preparada e articulada com conteúdos curriculares de diferentes disciplinas, evidenciando o caráter transdisciplinar das artes e do património
  • De modo a potenciar o seu caráter pedagógico, a saída deverá prever a documentação e divulgação dos processos envolvidos na sua concretização (elaboração de entrevistas, registos escritos/fotográficos, guiões, produção de vídeos, elaboração de livros ou outros materiais, etc.)

Medida 2 – “TEMPO” SEMANAL- Em Aberto

  • Espetáculos, oficinas, debates, projetos temáticos “sem turma”, sessões com especialistas, escritores, atores, artistas, artesãos.
  • As diferentes manifestações artísticas e patrimoniais, acolhidas na escola ou em trabalho de campo (no equipamento cultural ou noutros espaços), deverão ser devidamente preparadas e articuladas com os conteúdos curriculares das diferentes disciplinas.
  • Na escola, poderão ser transformados os ambientes de trabalho, redesenhando-se a sala de aula ou outros espaços escolares.