Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa
  •   (+351) 225 021 773

Abertura da Feira do Livro na EBAG

No dia 27 de novembro, deu-se início à Feira do Livro no espaço da Biblioteca Escolar da E.B. Augusto Gil. Esta Feira conta com a parceria do Grupo Leya, que disponibiliza uma variedade de obras dirigidas a toda a nossa Comunidade Escolar. Este ano, a abertura da Feira contou com uma convidada especial, a escritora Margarida Frias Rocha, que esteve presente com a sua obra “Alecrim”, procurando sensibilizar para a importância da leitura e da escrita. O tema do livro abre as portas do mundo dos problemas e fragilidades emocionais, vivências com que Margarida Frias Rocha se depara no exercício da sua profissão como psicóloga e que tão bem soube retratar, numa narrativa sugestiva, actual e motivadora. Foram momentos emocionantes e únicos de partilha que aqui ficam registados.

Congresso Internacional de Turismo Religioso

Congresso Internacional de Turismo Religioso que decorreu em Fátima no dia 22 de novembro e onde estiveram presentes os alunos do 11º e do 12º do Curso Profissional de Turismo.

Visita de estudo

Visita de estudo dos 9º anos e 11ºJ à Docapesca e ao Porto de Leixões, que decorreram nos dias 20 de outubro, 3 e 8 de novembro.

Exposição - Trabalhos de alunos de Desenho (12º ano)

Cartaz

Concurso "Almoço Vegetariano"

O JN faz anos e vai ser feito por crianças

EB1 da Fontinha no JN

Visita de estudo ao litoral

No dia 17 de maio de 2017, os alunos de 7º ano da Escola Básica Augusto Gil realizaram uma visita de estudo ao longo do percurso litoral, da Afurada até à Aguda, para observação de aspetos geológicos e biológicos caraterísticos. Ao longo da viagem foram abordados assuntos como a biodiversidade na Reserva Natural do Estuário do Douro, caraterísticas dos ambientes magmático, metamórfico e sedimentar de Lavadores, problemas de planeamento urbano, o estado ecológico da Ribeira do Espírito Santo por poluição antrópica e obras de engenharia costeira visando reduzir a erosão feita pelo mar. Foram também observados diferentes ambientes aquáticos na estação Litoral da Aguda.
Foram cumpridos os objetivos propostos e os alunos manifestaram agrado pelo trabalho desenvolvido com base no preenchimento de um guião da visita, tendo acrescentado que as aprendizagens em meio natural são muito motivadoras.

Atividades

A importância da biodiversidade: vamos proteger os morcegos

A importância da biodiversidade: vamos proteger os morcegos
No dia 23 de maio de 2017, os alunos do 6º D da EBAG e os professores Olímpia Barreira, Maria Helena Pereira e Armando Pereira comemoraram o Dia Internacional da Biodiversidade de forma diferente. Foram ao Museu Soares dos Reis visitar uma exposição e receber os prémios relativos às caixas-abrigo para morcegos, resultado de um trabalho interdisciplinar de Ciências Naturais, Educação Visual e Educação Tecnológica.
A referida exposição é composta por todos os trabalhos feitos na formação “A importância da Biodiversidade: Vamos Proteger os morcegos” do FAPAS (Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens) realizada pelas professoras Maria Helena Pereira e Olímpia Barreira.
O Júri, composto por elementos do FAPAS, do Museu Soares dos Reis e da Câmara Municipal do Porto, considerou que as caixas-abrigo feitas na nossa escola estavam entre as melhores e atribuiu-lhes dois prémios: um 2º lugar (6º D) e uma menção honrosa (5º B). A entrega dos prémios realizou-se um dia após a comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade devido ao encerramento dos museus às segundas-feiras.
A exposição dos materiais está aberta ao público de 22 a 28 de Maio. Após essa data, as caixas-abrigo serão colocadas em árvores da EBAG.

Empreendedorismo na Feira Qualifica

No dia 16 de março, decorreu na Exponor a feira Qualifica, uma feira dedicada ao ensino, onde escolas profissionais, institutos superiores, faculdades e entre outras instituições de ensino estão presentes. A Escola Secundária Aurélia de Sousa esteve neste evento, representada por duas equipas que se encontram a participar no Projeto “A Empresa” da Júnior Achievement Portugal, que propõe aos alunos criar uma ideia inovadora e por sua vez uma empresa.
EasyPeasy Company e SpiceMill foram duas das cinco empresas que apresentaram os seus projetos ao público em geral e também a um grupo de jurados.
As empresas representantes da nossa escola focaram-se em criar objetos para uso na cozinha, sendo que um dos produtos consistia num moinho de especiarias, com compartimentos para vários condimentos (SpiceMill) e um aplicador adaptável a todas as embalagens alimentares, que permitem guardar os alimentos de forma mais segura e para proporcionar um experiência mais “easy” (EasyPeasy Company). A ambas as equipas foi proporcionada uma experiência incrível e única durante toda a manhã como os comentários dos participantes demonstram.
“Foi uma experiência única. As pessoas que passavam no stand elogiavam o nosso produto. Deram-nos, sobretudo, incentivo para continuar. A JA Portugal proporciona-nos a oportunidade de aplicar conceitos teóricos num projeto em que conseguimos desenvolver também a nossa capacidade comunicativa.” Rosa Costa, D. Financeira da Empresa EasyPeasy “Com a minha participação na “Feira Qualifica”, consegui desenvolver a minha capacidade de discurso e persuasão. Para além da experiência cognitiva, tive a oportunidade de ver novas ideias e conhecer novas pessoas.” Joana Vieira, Presidente da Empresa EasyPeasy.
As outras empresas participantes foram a HSports e a HowtoSave ambas da Escola Secundária Rodrigues de Freitas. A empresa vencedora deste evento foi a Ready2Eat da Escola Secundária Filipa de Vilhena, cujo projeto consistia numa plataforma online de distribuição de refeições caseira.
Rosa Costa (11ºG)

Empreendedorismo

Iniciativa solidária “Corações felizes”

Iniciativa solidária “Corações felizes”
Exposição de trabalhos do 5ºD e 6ºC na Galeria Bombarda Oficina de Artes
As turmas do 5ºD e 6ºC foram convidadas a participar na iniciativa solidária: “Corações felizes”. Foi dinamizada pela BOA – Bombarda Oficina de Artes, em parceria com a Maratona da Saúde.
A Maratona da Saúde é uma associação sem fins lucrativos, que tem como principais objetivos aliar o entretenimento à sensibilização e à angariação de fundos para a investigação científica na área da saúde desenvolvida em Portugal. A 4ª edição da Maratona da Saúde é alusiva às Doenças Cardiovasculares. A iniciativa intitula-se “Corações Felizes” porque um coração saudável passa muito pela felicidade, e pela forma como nos tratamos a nós e aos outros.
Cada aluno elaborou o seu projeto de acordo com o lema: “O que me faz feliz”. Posteriormente pintou-o num coração em cerâmica, através da aplicação da técnica de azulejaria denominada Majólica.
Estiveram presentes nas aulas de Educação Visual a ceramista Cristina Camargo e a cientista Ana Costa.
A inauguração da exposição dos trabalhos no BOA foi no dia onze de março, pelas dezasseis horas. Esteve presente a Drª Maria João Leão, Diretora Executiva da Maratona da Saúde, que felicitou todos os alunos e a professora responsável pelo trabalho desenvolvido.

Visita de estudo a Coimbra

No dia nove de março, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Ciências Físico Químicas, os alunos do nono ano da Escola Básica Augusto Gil realizaram uma visita de estudo à cidade de Coimbra. O Exploratório Centro de Ciência Viva foi o centro da visita de estudo. Aqui, no espaço de exposição interativa, os alunos puderam manipular tecnologias que evidenciavam o funcionamento dos diferentes sistemas circulatório, digestivo, entre outros. De seguida, no Hemispherium 360º, visualizaram um filme, sobre Seleção Natural, em que Charles Darwin dava a conhecer a teoria sobre a origem das espécies, recorrendo a maravilhosos exemplos presentes na natureza.
Foi ainda possível visitar as imediações da Universidade de Coimbra, apreciando a biblioteca Joanina de estilo barroco. De regresso ao autocarro desceu-se a escadaria Quebra Costas, um ponto histórico de simbolismo que liga o Arco de Almedina ao largo da Sé Velha. No fim quem quis pôde comprar um dos doces típicos de Coimbra, os pastéis de Santa Clara.
A visita de estudo foi do agrado de todos os participantes.

Creativity and innovation challenge

No dia 3 de março de 2017, realizou-se a 5ª edição do Creativity & Innovation Challenge - Porto de Futuro, uma iniciativa promovida pela Junior Achievement Portugal, em parceria com a Câmera Municipal do Porto.
O desafio reuniu 50 alunos de escolas do Porto, na Escola Secundária Carolina Michäelis, para trabalhar com a parceria de voluntários empresariais. Os estudantes foram divididos em grupos de trabalho de 4/5 elementos de diferentes escolas. As equipas foram nominadas pelos diferentes planetas do sistema solar. A Escola Secundária Aurélia de Sousa foi representada por 5 alunas: Rosa Costa, Constança Soares da Costa, Rita Ginja Gomes, Joana Corte Real e Alexandra Pais, todas da área de Ciências Socioeconómicas, sob a orientação da professora Clara Falcão.
No evento, estiveram presentes as escolas Aurélia de Sousa, Alexandre Herculano, Rodrigues de Freitas, Fontes Pereira de Melo, Cerco, Infante D. Henrique, Garcia de Orta, Clara Resende, Filipa de Vilhena e a escola anfitriã, Carolina Michäelis.
A atividade consistia no projeto “Uma escola à sua medida”, cuja finalidade seria apresentar propostas afim de melhorar a escola, tornando-a “a escola ideal”. Foram sugeridos tópicos para explorar e trabalhar o projeto: as instalações escolares, os recursos, relações interpessoais, conteúdos,técnicas pedagógicas, avaliações e tomada de decisões.
Ao fim de nove horas de trabalho, foram apresentados os projetos das 10 equipas em concurso. No final da tarde foi encerrado o projeto, com o anúncio das equipas vencedoras.
Parabenizamos a aluna Constança Soares da Costa, da turma 11ºG, que integrou a equipa que conquistou o primeiro lugar. O primeiro lugar foi premiado com um tablet para cada elemento da equipa, o segundo prémio consistia em colunas portáteis, e o terceiro lugar foi premiado com bilhetes para o festival de música “Marés Vivas”.
Alexandra Pais e Joana Corte Real, 11ºF

Creativity & Innovation Challenge

Dia da Geografia

VO.U pela Natureza

VO.U pela Natureza
Desafio pela Natureza (notícia)
No verão de 2016, entre junho e setembro, os alunos da turma 5ºC, atual 6ºC, participaram num desafio lançado pelo projeto VO.U. pela Natureza, da Associação de Voluntariado Universitário. Este Desafio pela Natureza consistiu em fazer um registo fotográfico e identificar espécies de fauna e flora autóctone de Portugal.
No total, foram enviadas mais de 100 fotos para participação neste Desafio, muitas das quais de uma qualidade excecional. No seu conjunto, estas fotos representam uma mostra da beleza e diversidade dos seres vivos que nos rodeiam e da riqueza natural existente mesmo em ambiente urbano e rural.
O Daniel Lima e o Gonçalo Sarabanda foram os vencedores deste desafio, por terem conseguido fotografar e identificar corretamente o maior número de espécies. No dia 2 de março de 2017 teve lugar a entrega dos prémios a estes dois alunos, como reconhecimento pelo seu interesse e dedicação. Ambos receberam um caderno de campo, um conjunto de molas em forma de ouriço-cacheiro e um saco de ovos da Páscoa. Esperamos que este prémio seja um incentivo para continuarem o vosso trabalho de observação e registo da Natureza. Estão de parabéns!
As fotos dos vencedores e de outros participantes serão exibidas na Escola Básica Augusto Gil em breve. Não percas esta oportunidade de conhecer algumas espécies de plantas e animais de Portugal, trazidos até ti pelos colegas do 6ºC!

Dia da Biologia

Dia da Biologia
No dia 3 de março de 2017, foi comemorada a Biodiversidade no Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, no âmbito do Dia da Biologia. O projeto VO.U. pela Natureza, da Associação de Voluntariado Universitário, contribuiu para esta celebração, na Escola Básica Augusto Gil, no dia anterior (2 de março), através de uma banca expositiva e informativa no coberto fechado.
Neste espaço ficou exposta a coleção de fauna e flora do VO.U. pela Natureza, contendo espécimes e amostras de diversas espécies autóctones de Portugal e algumas invasoras. Do espólio deste museu natural, fazem parte: folhas de carvalho, sobreiro, loureiro; bugalhos, cortiça, casca de pinheiro; pegadas de gineta; conchas de vários moluscos marinhos; um escaravelho-rinoceronte. Estes exemplares estavam acompanhados de guias de campo de fauna e flora, disponíveis para consulta pelos alunos, bem como dos panfletos de identificação de espécies comuns elaborados pelo VO.U. pela Natureza. Além de poderem observar a diversidade de formas e cores naturais, os alunos tiveram a oportunidade de tocar em alguns animais e plantas e de cheirar diferentes ervas aromáticas, ilustrando que a Natureza acaricia os nossos sentidos de múltiplas formas.
Conhecer e explorar esta biodiversidade que nos rodeia é o primeiro passo no percurso que nos conduz a tomar uma atitude ativa para com a conservação da Natureza. Isto porque só podemos proteger aquilo que conhecemos e, sobretudo, de que gostamos.

Expobiodiversidade na EBAG

No âmbito das comemorações do Dia da Biologia no Agrupamento, realizou-se na EBAG, em 2 e 3 de março, uma exposição interativa com o tema “Biodiversidade”. A exposição foi visitada por várias turmas de 2º e 3º ciclos e os alunos revelaram interesse e entusiasmo pelas diferentes atividades desenvolvidas, nomeadamente a observação microscópica de seres vivos, a classificação taxonómica de animais e a discussão de modos de preservação da biodiversidade na Terra. Em diferentes espaços da exposição, foram trabalhadas as seguintes questões: I- Que biodiversidade podemos observar, respetivamente, numa infusão e numa amostra de água de lago? II- Que biodiversidade existe nas nossas florestas? Que recursos naturais podemos retirar das nossas florestas? Que serviços de ecossistemas podem identificar-se no local? Como devemos agir para proteger as nossas florestas e a sua biodiversidade? III- Que caraterísticas apresentam diferentes espécies vegetais? Que importância têm as espécies vegetais nos ecossistemas? IV- Que caraterísticas apresentam os diferentes animais que permitem a sua classificação em grupos taxonómicos? V- Como decorreu a evolução dos seres vivos e o aumento da biodiversidade, ao longo da História da Terra? VI- Que situações ameaçam a biodiversidade? Como proteger a biodiversidade e evitar a sua diminuição, na Terra?

Atividades de Geografia desenvolvidas até fev.2017

Atividade recente

Visita de estudo a Coimbra
EB Augusto Gil / março, 2017
Visita de estudo
Dia da Geografia
ES Aurélia de Sousa / março, 2017
Dia da Geografia
Expobiodiversidade na EBAG
EB Augusto Gil / março, 2017
Expobiodiversidade na EBAG
"Pés para Andar"
EB Augusto Gil / fevereiro, 2017
Concurso de Fotografia

Atividades

EB Augusto Gil / março, 2017

Visita de estudo a Coimbra

ES Aurélia de Sousa / março, 2017

Dia da Geografia

EB Augusto Gil / março, 2017

Expobiodiversidade na EBAG

ES Aurélia de Sousa / fevereiro, 2017

Atividades de Geografia até fev.2017

EB Augusto Gil / fevereiro, 2017

1º Concurso de Fotografia "Pés para Andar"

EB Augusto Gil / fevereiro, 2017

Visita de estudo a Aveiro

EB Augusto Gil / fevereiro, 2017

La chandeleur – o dia dos crepes

EB Augusto Gil / janeiro, 2017

Concurso de Postais “N” de Natal

EB Augusto Gil / janeiro, 2017

Exposição de poemas sobre a Paz

EB Augusto Gil / janeiro, 2017

Prémios do Concurso de Presépios

EB Augusto Gil / dezembro, 2016

Presépio

EB Augusto Gil / dezembro, 2016

Natal na EBAG

Agrupamento / novembro, 2016

IV Corta-mato AEAS

EB Augusto Gil / novembro, 2016

Magusto

EB Augusto Gil / outubro, 2016

Clube de Ar Livre - Caminhada

EB Augusto Gil / outubro, 2016

Semana da Alimentação Saudável

ES Aurélia de Sousa / outubro, 2016

Dia Mundial da Alimentação

EB Augusto Gil / outubro, 2016

Parque da cidade

EB Augusto Gil / setembro, 2016

Noite Europeia dos Investigadores