Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa
  •   (+351) 225 021 773

Ciência Viva – Escolher Ciência 2012|2014

  • ESAS
  • Novembro, 2015

Círculos de Matemática

“Círculos de Matemática é um projeto apoiado pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências (FCUP) e pelo Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP). Tem como principal objetivo criar uma extensão da universidade às escolas secundárias, construindo uma rede de círculos de matemática de escolas secundárias que permita criar sinergias e partilhar experiências de formação e de extensão cultural. Deste modo pretende-se contribuir para a formação intelectual e para o desenvolvimento de aptidões matemáticas dos alunos assim como estimular o gosto pela Matemática. Nesses Círculos de Matemática serão organizadas, com regularidade, atividades dirigidas aos alunos do ensino secundário, promovidas por docentes do ensino superior e do ensino secundário. A fase de arranque do projeto conta com a colaboração ativa da Escola Secundária Aurélia de Sousa que funda assim o seu Círculo de Matemática.”

Círculos de Matemática

  • ESAS
  • Novembro, 2015

Robôs em Movimento

O objetivo principal do projeto é tornar a engenharia uma experiência agradável aos jovens, aproveitando a robótica para consolidar a aprendizagem da matemática, da física e dos conceitos científicos que tornam a tecnologia possível. Neste contexto, o projeto apoiará a Escola Secundária Aurélia de Sousa (Porto) que tem vindo a desenvolver o seu projeto "Põe-te a andar robô", um projeto de divulgação da robótica junto de alunos do ensino básico e secundário e que pretende ver consolidado esse seu projeto. Prevê-se, numa fase posterior, divulgar a experiência a outras escolas.

Robôs em movimento


  • ESAS
  • Novembro, 2015

Escola Científica

“A abordagem prática tem uma forte componente “hands-on/ minds-on”, isto é, em que todos são convidados a participar e a descobrir novas formas de pensar e encontrar respostas para as suas dúvidas científicas, logo o “saber-fazer-saber” é a nossa premissa. As atividades experimentais proporcionam um contato direto com materiais didáticos e técnicas utilizadas nos grandes centros de investigação, o que faz deste projeto uma importante ferramenta de apoio para alunos e professores. Os conteúdos das sessões são desenvolvidos de forma a otimizarem o seu enquadramento no programa curricular das Ciências Naturais, Biologia e Química. Nas atividades desenvolvidas serão abordadas diversas temáticas contextualizadas, interativas e pluridisciplinares.”.

  IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da UP

“O Laboratório Aberto é uma iniciativa do IPATIMUP, apoiada pelo Ciência Viva e com a colaboração da Câmara Municipal do Porto. O Laboratório Aberto é um espaço que tem como objectivo principal o ensino experimental das Ciências. O “saber fazer-saber” é o convite que é feito aos visitantes. Neste espaço, cada um poderá, com a ajuda dos monitores, descobrir novas formas de pensar e encontrar respostas para as suas dúvidas científicas.”

Laboratório Aberto

  • ESAS
  • Novembro, 2015

Escolher Química

“Projeto que pretende motivar e mostrar aos jovens o fascínio, a importância, a utilidade, o presente e o futuro da química. A Química apresenta inegáveis desafios, pela importância que desempenha no nosso quotidiano, com um papel crucial na descoberta de novas formas de contribuir para o progresso e bem estar da humanidade. Para isso, o Departamento de Química e Bioquímica (DQB) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto pretende empreender uma série de atividades de aproximação/geminação a Escolas do Secundárias (ES) sob o lema “QUÍMICA, A NOSSA VIDA, O NOSSO FUTURO”.

São várias as atividades previstas para esse efeito:

  •   A, “LabWeek” - Semana com a Química
  •   B, Palestras nas Escolas
  •   C, O Cientista nas Escolas
  •   D, O aluno do ES no DQB
  •   E, O Prémio da Química
  •   F, O Filme da Química

  Departamento de Química e Bioquímica da Fac. de Ciências da Universidade do Porto