O Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, no seu Projeto Educativo, afirma-se como uma entidade promotora de Educação para a Cidadania, inspirada em Valores Humanistas e no conceito de Escola Inclusiva, que responda à diversidade dos alunos e ao aumento da participação de todos na aprendizagem, na vida escolar e na construção do sucesso individual e coletivo. A promoção desta Educação para a Cidadania, na sua vertente científica e tecnológica, tem vindo a ser desenvolvida pelo Lugar da Ciência (LdC), atualmente, Clube Ciência Viva na Escola (CCVnE). Todas as suas ações têm em consideração o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória pois pretendem que os alunos desenvolvam uma cultura científica e tecnológica, através da realização de diferentes atividades/projetos que permitam a aquisição de competências científicas, técnicas e tecnológicas, atividades essas que valorizam não só o trabalho prático e experimental, como também a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo, contextualizando o conhecimento em situações que se aproximem dos problemas reais que caracterizam a ciência e tecnologia do século XXI.
Os vídeos ilustram todo o trabalho desenvolvido pelo LdC-CCVnE, ao longo do ano letivo 2024-2025, último ano de implementação dos CCVnE. As atividades contaram com o apoio de vários parceiros: Câmara Municipal do Porto, i3s, Lipor, Ciimar, Planetário do Porto e Galeria da Biodiversidade.
Mas nada seria possível sem a contribuição da comunidade escolar, desde alunos, docentes e restantes
profissionais. A todos agradecemos a colaboração e em especial à Direção do Agrupamento que sempre
incentivou as nossas ações contribuindo para a projeção da Escola no exterior, reforçando a imagem de uma escola orientada para o futuro.