JornalESAS

Devido à tradição que o JornalESAS tem assumido como meio de comunicação na Escola Secundária Aurélia de Sousa decidiu-se dar continuidade a este projecto que, a seu tempo, poderá integrar um Clube de Jornalismo.
O JornalESAS é constituído por um grupo de professores coordenadores e responsáveis pela recolha, selecção, tratamento de texto e imagens, tratamento de informação bem como da sua composição gráfica.

A principal finalidade é divulgar as iniciativas, projectos, opiniões, etc. de todos os membros da comunidade escolar bem como dar informações/notícias sobre actividades e/ou outros acontecimentos julgados de interesse para a comunidade escolar. Assim, tratando-se de um jornal escolar, está aberto a todos aqueles que na escola manifestem vontade de nele colaborar, com textos e/ou imagens, estando os mesmos apenas sujeitos ao previsto no Regulamento Interno e aos Órgãos Hierárquicos da Escola.

Acrescenta-se que no JornalESAS os alunos serão os agentes e actores privilegiados pela equipa responsável pelas edições a publicar.
Este projecto está incluído no Plano Anual de Actividades da Escola.

a.gil

O Jornal “a.gil” é o jornal da Escola Básica Augusto Gil.

Dando continuidade a um projeto anterior, o “a.gil” é uma publicação escolar que divulga as atividades e os projetos desta escola de 2º e 3º ciclo, e, por essa razão, inclui-se no Plano de Atividades.

Faz a divulgação de textos e trabalhos dos alunos numa perspetiva de crescimento pessoal e de partilha de saberes.

A equipa do “a.gil” consciente que o jornal é um instrumento que possibilita a expressão e divulgação de ideias, sentimentos e opiniões dos alunos, empenha-se anualmente na participação destes, muito embora, o jornal esteja sempre de “portas abertas” à colaboração de qualquer elemento da comunidade escolar.

Este ano pela primeira vez daremos início ao Clube de Jornalismo.