Ilustração, Fotografia, Poesia Visual

Assinala-se a 16 de novembro de 2022 o centenário de José Saramago, consagrado escritor português a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Literatura.

Tal circunstância constituirá uma oportunidade para se prestar homenagem ao escritor, personalidade incontornável na história cultural e literária, em Portugal e no estrangeiro, promovendo a revisitação da sua atividade literária.

Neste sentido, as Bibliotecas do Agrupamento Aurélia de Sousa, em articulação como o Projeto Cultural de Escola (PCE), lançam o desafio a todos os alunos de criar um trabalho artístico (ilustração, fotografia ou poema visual).

Os trabalhos realizados deverão inspirar-se no texto inédito de José Saramago, escrito em maio de 1997 para os alunos desta Escola, com o propósito de os sensibilizar para o valor da leitura.


“A razão por que se abre um livro para ler é a mesma com que olham as estrelas: querer compreender. Mas não há nenhuma lei que obrigue as pessoas a levantar os olhos para o espaço ou a baixá-los para esse outro universo que é a página escrita (…) Sempre haverá alguém para abrir comovido um livro, para querer saber o que está para além das aparências. Cada livro é uma viagem para o outro lado. “

José Saramago